domingo, 28 de setembro de 2008

o papel da montagem



Pra vocês esse post está começando agora; pra mim ele já começa tem mais ou menos uma meia hora. Depois de tentar começar de umas dez mil maneiras diferentes, devo dizer que é assim que começo, apesar de já ter começado antes dessas dez mil maneiras diferentes! Estranho, né? É que meus pensamentos estão confusos, apesar de coerentes - nem que seja do meu ponto de vista. Não sei como começar a falar de montagem, apesar de saber perfeitamente o que é a montagem. Bom, se trata disso. Por mais que o roteiro seja ótimo, a direção impecável, a arte maravilhosa, a foto incrível, é a montagem que vai organizar todo esse trabalho pra que ele fique, prontinho e acabado, também ótimo, e não uma bagunça como esse texto.

Vamos ver como as coisas são feitas num set. Primeiro, e antes do set, há um roteiro. É a partir desse roteiro que cada profissional vai fazer seu trabalho. À todos caberá determinar como aquilo que está escrito vai aparecer em imagem e som. O produtor vai pensar na grana, a arte vai pensar em cores, cenários, figurinos, a fotografia em como iluminar e enquadrar, o som em como captar os diálogos, o diretor vai pensar no que seria cada imagem, o que a gente chama de plano. E na hora de filmar nós vamos filmar várias vezes esses planos até que eles fiquem muito bons. A montagem vai entrar aí, colando esses planos bons, determinando a ordem deles, a duração. Como em cinema o sentido de uma imagem depende do sentido da seguinte e da anterior (ou seja, do conjunto), em certo sentido a montagem é dar sentido, é arrumar a bagunça, tal como arrumamos o nosso quarto - eu nunca consigo, que droga! Bom, cada quarto de cada pessoa é diferente, não é? Traz uma sensação diferente, não traz? Pois é, cada "arrumação" diferente, cada montagem diversa traz uma sensação nova. É a montagem que arruma e nos faz "sentir" o filme.

Então, há um sentido que vai além do material filmado, algo que é construído ou arrematado depois. Lógico, se o material filmado for muito ruim, não tem montagem boa que salve, e se o montador não for bom, ele também pode prejudicar um bom material filmado. Nem sempre dá pra saber de onde vem o erro (do material ou do montador?), não há uma "regra" específica. E tem mais um detalhe: por mais que o montador em tese possa fazer "tudo" com o material, na verdade ele não pode alterar deliberadamente as intenções de algo que nasce de um trabalho enorme de uma equipe anterior (de toda essa equipe, a produção, a direção, a arte, a fotografia, o próprio roteiro, o som), a não ser que isso nasça de um acordo. Há uns exemplos bem legais de "re-montagens" de traillers de filmes famosos que deturpam todas as intenções do material original. Já vi, galera, filme de terror parecer comédia romântica!!! (Juro que vou trazer pra cá um desses). Não se pode ser assim, mas vejam que as coisas podem ir longe...

Bom, deixo vocês agora porque já tá grande, né? Como blogueira eu sou uma ótima editora. Ou não.

Mil beijinhos
Cla



*foto da primeira moviola, que os meus antepassados usavam pra montar os filmes


4 comentários:

AeroGraff Artes disse...

Muito bom... adorei essa dos meus "antepassados" rsrs... perfeito!

continue assim.

anjinha disse...

muito legal esse post. nossa, ñunca tinha ouvido falar disso!


muita paz e alegria!!!!

BI BI!!! passa por cima aê disse...

a bruxinha tem telefone???

Willian Nogueira - Diretor e Roteirista disse...

super bem explicado! ótima blogueira, e com certeza ótima montadora tb!