quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Storyboards

Oie de novo XD
Bom, além de Assitência de Direção, eu também faço (na verdade ainda vou fazer) o storyboard do filme, então vou falar um pouco sobre isso. =B


Storyboard é o filme contado em desenho, organizado na forma de quadrinhos. É como se fosse o roteiro desenhado. Ele lembra uma HQ, só que sem balões, e com setas indicando movimentos. O storyboard de difere bastante de uma HQ, apesar da semelhança de linguagem, pois uma HQ é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização do roteiro que depois será filmado.

Eisenstein, Fellini e Kurosawa - e hoje em dia Riddley Scott - desenhavam seus próprios storyboars. Na verdade, existe o storyboard que acompanha a produção de um filme, que é chamado de shooting board, e o storyboard utilizado na fase de criação e vizualização do roteiro, e também para ajudar na venda de um filme, mostrado e discutido com produtores e patrocinadores.

Recaptulando, o storyboard tem três funções:
. ajuda o diretor e a equipe a visualizarem a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, os angulos de câmera, o ritmo, as expressões e atitudes dos personagens e a pré-vizualização de efeitos especiais, por exemplo.
. ajuda a apresentar o roteiro para os produtores e patriocinadores.
. orienta a produção do filme e agiliza a decisão de enquadramentos, e etc.

O processo de storyboards conhecido hoje foi desenvolvido pelo Walt Disney Studio no começo dos anos 30, e desde então tem sido usado pela Disney e por outros estúdios de animação para ajudar na criação de filmes. Mais tarde o uso de storyboard foi adotado por filmes live-action.

O uso de storyboard ou não nos filmes live-action vai de diretor para diretor, ou também de acordo com as exigências dos produtores. Alguns diretores fazem storyboars para apenas algumas cenas, enquanto outros gostam de fazer storyboards do roteiro todo. Normalmente em filmes com muitos efeitos especiais, o storyboard é a solução perfeita para ajudar a decidir o que será enquadrado e o melhor angulo de filmagem. Em Piratas do Caribe por exemplo, o uso de storyboards foi essencial devido a quantidade de cenas de ação e efeitos especiais utilizados.


Storyboars de Pirates of the Caribbean: At Worlds End

Storyboar de Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl

Assim como filmes, muitas vezes jogos também utilizam storyboards para ajudar na conceitualização das cenas de luta ou ação.

Exemplo de storyboard do jogo Kingdom Hearts, da Square-Enix.


Bom, espero ter explicado um pouco sobre storyboards. XD

Bjuss

9 comentários:

João Aranha disse...

Bem suscinto.
E, realmente, é vital o storyboard em qualquer tipo de arte que necessite de algo com um acompanhamento mais amplo, como os quadrinhos e o cinema, obviamente.

Marss disse...

Legal, storyboard da emprego...
hummm, gostei das referências, muito bacana abeça, jóia mesmo O.O

Unknown disse...

Mto rox, realmente os storyboards sao mto importantes, gostei da explicações sobre eles, eu mesmo sabia pouco sobre storyboards, e as imagens e referencias foram otimas, com fotos do storyboard do piratas do caribe *_* XD parabens Trix, mto bacana

Unknown disse...

AGOOOOOOORA eu entendi o que eh storyboard! ^^

João Paulo disse...

Vc realmente é perfeita pro storyboard! E além de tudo vc escreve bem...
Bjos,sucesso

Ricardo Nespoli disse...

Eu sempre tenho interesse em ver os storyboards dos filmes, te dá uma visão muito boa do que queriam dizer (principalmente quando não conseguem)...

Clarisse Fernandes disse...

fantástico, Thaissa, muito bom o post

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mto bom o post...os storyboards do Piratas do Caribe são fantásticos mto bons mesmo!!!