sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Assistência de Direção

Oie

Bom, vou falar um pouco do papel do Assistente de Direção no cinema XD

O assistente de direção tem ligação direta com o diretor, e dependendo da grandiosidade do filme, o número de assistentes de direção pode variar. Numa grande produção americana por exemplo, normalmente há 3 assistentes de direção, e quando necessário um assistente adicional.

Em qualquer dos casos, o primeiro Assistente de Direção tem as funções mais importantes, pois é ele que é responsável pela Análise Técnica do filme, um documento feito junto com o Direção de Produção, que prevê tudo o que será necessário para a execução de cada plano no seu menor detalhe, e contém as seguintes informações: locação; figurinos e objetos de cena; material técnico necessário (travelling, grua, etc); personagens e atores; número de planos a serem rodados; atores; figurantes; observações gerais.

Depois de terminada a análise, o Assistente de Direção junto novamente com o Direção de Produção começam a organizar os planos que serão rodados nos dias seguintes seguindo as datas de filmagem. Durantes as filmagens, é o papel do Assistente de Direção cuidar da ordem do dia, e verificar se tudo está correndo de acordo com o planejado. Além disso ele também é responsável por checar a chegada da equipe de filmagem e dos atores, manter a ordem no set, e se necessário, ensaiar com os atores e dirigir os figurantes.

Em produções menores, normalmente o Assistente de Direção é também o Plateau (ou platô), que representa o Diretor de Produção no set, é normalmente também é aquela pessoa chata que fica apressando todo mundo e sempre verificando se tudo está de acordo com o plano de filmagem e direcionando a equipe no set.

Um assistente de direção em ação

Bom, é isso galera!

Bjus

7 comentários:

Gossip Girl disse...

UHU!! Muito bom o post. Acho que quero ser assistente de direção agora O.O HAUHAUAHAUHHUAUHU!!!
BJUUUS

Tiago Machado disse...

muito bem escrito! :)

João Aranha disse...

O "XD" foi o complemento perfeito p texto. =D

Willian Nogueira - Diretor e Roteirista disse...

muito bom contar com sua ajuda! =)

Ricardo Nespoli disse...

Muito interessante essa parte mais técnica do cinema que muitos de nós (inlcuidno esse que vos fala) não conhece... Mas pelo jeito o assistente de direção trabalha demais, não quero não, rs...

Marss disse...

Não tinha esse conhecimento mesmo, muito informativo, e olha ali eu te disse q escreve bem xD

João Paulo disse...

Cara, quanto trabalho pra uma só pessoa! Estão te pagando bem, neh?
Mesmo pq não é qualquer um que tem a honra de participar de um filme q vc fez parte.