quinta-feira, 2 de outubro de 2008

repost: Diretor? Jura?

Este post já havia sido colocado anteriormente no blog, mas estava causando alguns problemas de configuração, não dava para comentar, enfim... Apaguei o anterior e me parece que o problema está resolvido.

Para adoçar, além de uns ajustes, acrescentei a ele um vídeo que guarda certa relação com a idéia que tenho do filme.

Acordei um dia pensando neste curta, neste blog, e principalmente em porque me candidatei primordialmente à direção e não a outra função qualquer. Ufa! Tinha material para escrever meu então post de estréia.

Este curta faz parte de um projeto ligado ao curso de cinema da UFF (Universidade Federal Fluminense), promovido em uma disciplina criada especificamente para sua realização. Mais detalhes no site oficial do projeto, cujo link estará, ou não, disponível em breve.

Como o blog começou tardiamente em relação às etapas do projeto, vem aqui uma síntese do que ocorreu até agora:

Tudo começou com a exposição do projeto por parte dos professores, e coube aos alunos exporem os cargos de produção que mais os interessavam. Deveríamos escrevê-los em um papel, por ordem de preferência, e entregar este papel aos professores para que organizassem quatro equipes, responsáveis por um curta-metragem cada. Portanto só poderia haver quatro pessoas que exercessem o mesmo cargo, e a sorte (?) delegou-me minha primeira opção.

Conheci então a maior parte da equipe com quem trabalharia. Comento sobre ela daqui a pouco. Também soubemos aí que o tema do projeto seria “comida”. Daí se seguiu um brainstorm, do qual nasceu uma idéia para a história que agradava a todos. Dispus-me a transformá-la em roteiro – não por acaso minha segunda opção de cargo era roteirista, que por não ter sido definido na formação das equipes, pude acumular.

Confesso: minha equipe me assustou um pouco. Eu estou no segundo período da faculdade, e comigo estão apenas o Tiago, nosso diretor de arte, e a Paula, nossa continuísta. O resto está todo lá na frente, e a maioria com boa experiência em suas funções. Que crédito eles dariam a um - apesar de estudante como eles - iniciante como eu? Mas me surpreendi muito, positivamente.

Houve aula só para discutirmos as idéias para o roteiro, outra em que apresentamos uma espécie de story-board fotográfico, outra em que apresentamos um projeto formal aos professores, e ainda outras que minha memória não consegue mais precisar. Apresentei até agora três versões do roteiro, já fechamos os atores, as cores a serem exploradas no filme, fizemos uma pré-decupagem, iniciamos com este blog nossa estratégia de divulgação, e nossa produtora, Carol, está fazendo pressão para que me manifeste a respeito da possível música do filme. E está mais do que certa.

Bom, é mais ou menos aqui que estamos como equipe. Onde eu estou, como diretor, tento descobrir a cada nova etapa.

Eu dirigi apenas um curta-metragem até então, e o resultado, apesar de ter seu valor, sentimental que seja, não foi lá uma grande estréia. Justifico de mil maneiras o que não me agradou nele enquanto proponho soluções mentais. Quero reeditar, ajustar o som, acrescentar uns planos, retirar outros.

Neste trabalho, no entanto, vou trabalhar com uma equipe com funções muito mais definidas do que as da minha primeira experiência, e a dúvida sobre até que ponto interferir em cada decisão é constante. Fico entre o “esperar pelo outro” e o “faça você mesmo”. Já exerci funções no projeto que não sei se me caberiam, e com isso também não sei se ofendi ou desagradei alguém. Também não sei se estou sendo omisso em alguma coisa. Afinal, como é esse negócio de ser diretor?

Na nossa apresentação do projeto, troquei o nome de nossa artista multifuncional Thaissa Resek, que desenhou este mangá mega-ultra-fofo que ilustra o post “Apresentação”, pelo da nossa Anna Bastos, responsável pelo som. Culpa: que tipo de anta troca o nome da própria equipe em público, ao dar crédito pelo ótimo trabalho? Numa reunião que convoquei após a aula, fui autoritário e desagradável com nossa difusora, Marcela, criadora do Blog e autora de vários posts. Mas justifiquei mentalmente minha postura como a de um diretor engajado...

Isso só na pré-produção. Mais vacilos com certeza virão! Me aguardem!



Cena do filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain"

2 comentários: